segunda-feira, 16 de novembro de 2009

RECEPÇÃO DO CASAIS REENCONTRISTAS

Durante os dias 13, 14 e 15 de novembro os casais Rubens e Louvani Maróstega, Nilson e Leila Belter e Luíro e Veni Nether participaram do Reencontro de Casais, promovido pelo Sínodo Noroeste Riograndense. Foram três dias que ficarão marcados nas vidas destes três casais. Após o encerramento do encontro em santa Rosa, os três casais foram recepcionados pelo Grupo dos Casais reencontristas da Paróquia de Tuparendi, na igreja da Comunidade Bom Pastor com o desejo de boas vindas para a participação do Grupo dos Casais Reencontristas a partir de agora. Também estiveram presentes na recepção os pais dos casais, filhos e filhas, irmãos, irmãs entre outros familiares. Após uma celebração de recepção na igreja, todos foram convidados para um momento de confraternização no Centro Evangélico da Comunidade. Para os Casais Reencontristas de Tuparendi foi uma grande alegria em poder acolher estes novos integrantes. Que eles possam se sentir bem nesta nova família dos Casais reencontristas.
veja algumas fotos.


Os três casais sendo recebidos na igreja com o hino: Oração Pela Família


Familiares e Reencontristas presentas na recepção



Da esquerda para direita:
Veni e Luíro Nether; Nilson e Leila Belter; Rubens e Louvani Maróstega


P. Vilson E. Thielke oficiando a recepção



Os casais sendo cumprimentados pelos integrantes do Grupo de Tuparendi


Os casais sendo cumprimentados pelos familiares



Não pode faltar o beijo recordando o dia do casamento



Casal Leila e Nilson com seus familiares



O casal Rubens e Louvani com seus familiares


O casal Luíro e Veni com seus familiares


Festa da Barra do Santo Cristo

Apesar da chuva intensa que caiu no domingo, dia 15 de novembro, a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana da Barra do Santo Cristo realizou a sua festa tradicional. Aliás, tradicional também é participação da chuva no dia da festa, pois quase todos os anos ela se faz presente. Apesar do mal tempo, foi uma festa alegre e animada pelo Musical Ritmos e Versos de Alecrim/RS, que embalou os participantes durante o sarau dançante. Pela participação de todos a comunidade agradece.

Participação do Pessoal da Comunidade Bom Pastor de Tuparendi

O churrasco nas brasas


A carne sendo espetada


A cozinha preparada para servir a mesa


sábado, 14 de novembro de 2009

CASAIS REENCONTRISTAS

Ontem iniciou mais um reencontro de casais, que se estende até domingo à tarde, promovido pelos casais reencontristas do Sínodo Noroeste Riograndense, nas dependências do Mosteiro de Santa Rosa/RS. De nossa Paróquia temos três casais participando, que a partir deste encontro integração do Grupo dos Casais Reencontristas da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Tuparendi.
Os casais que estão participando do reencontro são:
Nilson e Leila Belter
Luíro e Veni Nether
Rubem e Lovani Marostega

COMUNIDADE DA BARRA DO SANTO CRISTO REALIZA FESTA

Amanhã, dia 15 de novembro de 2009, Dia em que comemoramos a Proclamação da República do Brasil, a Comunidade Evangélica de Confissão Lueterana da Barra do Santo Cristo, filiada à Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Tuparendi, e localizada no município de Porto Mauá/RS, realizará a sua tracional festa. Às 10:30h se realizará o culto festivo, ao meio dia será servido aquele gostoso churrasco, onde cada família compra o seu assado e, como nas festas de antigamente, sentam numa mesa para o almoçar. À tarde haverá aquele gostoso sarau dançante. Que Deua abençoe esta festa com um agradável encontro de irmãos e irmãs.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

MEDITAÇÃO: O DRAMA DE UM APAIXONADO

“Feliz aquele que teme a Deus, o Senhor, e vive de acordo com a sua vontade! Se você for assim, ganhará o suficiente para viver.” Salmo 128.1 e 2

Inicio esta meditação com a história que traz por título: “O Drama de um Apaixonado”, de autor desconhecido. Diz assim esta história: Quando a conheci tinha 16 anos... Ela ou eu. Não sei... Fomos apresentados por um carinha que se dizia meu amigo... Foi amor à primeira vista... Nosso amor chegou a um ponto que já não conseguia mais viver sem ela... Mas era um amor proibido... Meus pais não aceitaram... Fui repreendido na escola. Passamos a nos encontrar escondidos. Até que não deu mais. Fiquei louco. Eu a queria e não a tinha. Eu não podia permitir que me afastassem dela. Eu a amava. Bati com o carro, quebrei tudo dentro de casa e quase matei minha irmã. Estava louco... precisava dela... Hoje tenho 39 anos. Estou internado num hospital. Sou inútil... E vou morrer abandonado pelos meus pais, amigos e por ela... Seu nome? Cocaína... Meu amor, minha vida... minha destruição... Devo tudo a ela... até mesmo a minha morte!” Freddi Mercury, falecido em 1991 aos 45 anos em conseqüência da droga.

Queridos amogis/as! Feliz é aquele que teme a Deus, e vive conforme a sua vontade. A receita para a felicidade, para a vida saudável, na família e na sociedade está tão perto de nós e tão fácil de se encontrar. Temer a Deus. Acreditar em Deus, confiar nele de todo o coração e viver conforme a sua vontade. Somente isto basta. E isto é de graça. Isto constrói a harmonia, a paz, a bem aventurança, o amor, a solidariedade... No entanto, Há tantos que vão procurar tudo isso em outros lugares bem distantes. São tantos os que vão buscar a felicidade nas drogas. E lá somente encontram desgraça, desunião, destruição da família, empobrecimento, sofrimento e, se não acordarem a tempo, até mesmo a morte. De início, talvez até tenham uma sensação de prazer. Mas é apenas uma sensação. Nada mais. Depois terão somente sofrimento, problemas e desgraças. São tantos os pais que sofrem por ver seus filhos afundando nas drogas. São tantas famílias se arruinando por causa das drogas. São tantas as pessoas deixando prematuramente a vida, por causa das drogas. A história de Freddi Mercury é um exemplo e nos conta como é o desfecho infeliz de quem se deixa envolver por esta desgraça. Para encontrar a verdadeira felicidade, não é necessário ir muito longe para alcançá-la. Basta procurar por Deus. Pois Ele está ali junto de cada um de nós para nos ajudar. Basta participar da Igreja, da Comunidade e faze-lo com fé. As pesquisas demonstram que as pessoas que crêem em Deus e que participam ativamente de sua Igreja em geral são mais felizes do que pessoas que não participam da Igreja. E o que é mais importante, a felicidade é bem mais duradoura, pois aqueles que crêem se firmam em algo que não desmorona com tanta facilidade como outros motivos que dizem trazer a felicidade. Por isso, amigos, a vida religiosa, que para muitos é algo ultrapassado, na verdade é o que traz verdadeira felicidade. Pensem nisso. Amém.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Conferência de Obreiros e Obreiras

Durante os dias 9 e 10 de novembro, realizou-se na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Tuparendi, a Conferência de Obreiros e Obreiras do Sínodo Noroeste Riograndense - IECLB. O início foi na tarde de segunda-feira com um momento de bate papo e uma confraternização. Na terça-feira de manhã teve início a Conferência, onde foram discutidos vários assuntos de interesse do Sínodo e da própria IECLB, bem dos Obreiros e das Obreiras. Além disso foram planejadas várias atividades para o ano de 2010. Estiveram reunidos 29 pastores/epastoras e uma diácona.

O Pastor Sinodal deixou um agradecimento especial à Paróquia de Tuparendi pelo acolhimento e pela disposição em servir as refeições.

Equipe de apoio que preparou as refeições


P. Albino Vortmann e Pa. Fancine na tenda da OGA
O Grupo de Obreiros/as logo após o almoço do dia 10/11/09


Os Obreiros e Obreiras reunidos na igreja durante a Conferência



quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Encerramento da OASE de São Roque

Nesta quarta-feira, dia 04 de novembro de 2009, o Grupo da OASE da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana da Paz de São Roque teve o seu encontro, com o encerramento das atividades para ano de 2009. Foi um momento de gratidão e louvor. A meditação foi sobre o olharr para dentro de si mesma e perceber que todos somos iguais perante Deus. Cada pessoa tem coisas maravilhosas bem como coisas negativas. Num determindado momento cada uma teve a oportunidade para agradecer a Deus por algo de sua vida. O P. Vilson agradeceu também os espinhos e as pedras que encontramos no caminho, pois estes nos fazem sofrer e cair. Mas nos ensinam a buscar a cura e a levantar. Enfim, nos ajudam a amadurecer.

Estiveram visitando o Grupo da OASE na ocasião a Coordenadora Paroquial da OASE, Sra. Edeltraud J. Thielke e a vice coordenadora Sra. Leoni C. Nether.

Foi eleita a nova diretoria que será instalada no culto do dia 22.11.09, às 20 horas e que ficou assim constituída:
Presidente: Marli Schott;
Vice presidente: Márcia Veríssimo
Tesoureira: Neiva Schikierski
Vice tesoureira: Vali Knirsch
Secretária: Ilse Krause
Vice secretária: Ivete Kelm

Conselho Fiscal:
Titulares: Seloí Böck; Rosane Ladwig; Nair Schikierski

Suplentes: Vanda Böck; Ivone Reips; Ingrid Radtke

Para encerrar o encontro foi oferecido um chá às participantes. Veja algumas fotos:

Componentes da nova diretoria eleita

Todas as integrantes do Grupo da OASE de São Roque com Pastor Vilson E. Thielke e a Esposa Edeltrauda J. Thielke

A revelação do Amigo Secreto


O memnto do chá e a confraternização


segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Primeiro Dia parpquial da Família e Reforma

No dia 31 de outubro se realizou o Primeiro Encontro Paroquial da Família, juntamnte com as comemorações do Dia da Reforma. As atividades iniciaram com um culto, celebradado pelos membros das sete comunidades da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Tuparendi e oficiado pelo pastor local P. Vilson Emilio Thielke, que também é o vice Pastor Sinodal e o Pastor Sinodal do Sínodo Noroeste Riograndense, P. Renato Küntzer. No culto teve também a participação do Grupoo Ágape, que é o grupo de cantos da Comunidade Bom Pastor.

A temática do culto foi a família e a Reforma da Igreja. Para isso, foi encenada, durante o culto, a parábola do Filho Pródigo (Lucas 15.11-32), por membros dos casais reencontristas. A mensagem, trazida pelo Pastor Sinodal, foi deselvidada a partir desta encenação.

Após o culto tivemos algumas apresentações com as crianças do Culto Infantil, do Grupo Ágape e de algumas senhoras da OASE.

A partir do meio dia seguiram as festividades do Dia da reforma, com um animado sarau dançante.

A Paróquia agradece a participação de todos, membros das comunidades, bem como de visitantes de outras Paróquias e denominações religiosas.

Veja a seguir algumas fotos:
Pastor Sinodal Renato Küntzer e Vice Sinodal Vilson E. Thielke


Grupo Ágape

A Comunidade Reunida

Encenação do Filho Pródigo - cena da saída do filho mais novo

Cena do arrependimento

Cena onde ele vai pedir ajuda de um criador de porcos

Cena No retorno a casa do pai e o pedido de perdão e a acolhida do pai

O coração duro do filgo mais velho e o questionamento quanto a volta do irmão

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

PREPARATIVOS PARA A FESTA DA REFORMA

A Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Tuaprendi está se preparando para comemorar o Dia da Reforma da Igreja, no dia 31 de outubro. As festividades da Reforma tem sua origem no dia 31 de outubro de 1517, quando o monge Dr Martin Luther pregou na porta do Castelo de Wittenberg, na Alemanha, as suas 95 Teses, contestando a prática da Igreja daquela época.
As comemorações se darão amanhã, dia 31 de outubro, iniciando com culto, às 9h, com a participação do Pastor Sinodal, Renato Küntzer e se estenderá ao longo do dia.
Juntamente com as festividades da Reforma, estaremos celebrando o Primeiro Dia Paroquial da Família, sendo que o culto enfocará o tema sobre a família, após o culto teremos apresentação do Grupo Ágape, grupo de cantos da Comunidade Bom Pastor de Tuparendi, da OASE e do Culto Infantil da Comunidade Bom Pastor.

Veja abaixo algumas fotos das senhoras da OASE (Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas) preparando saladas e cucas para a festa.







terça-feira, 27 de outubro de 2009

MEDITAÇÃO Mt 7.7-8

No Evangelho de Mateus 7.7-8 nós lemos: “Peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão; batam e a porta será aberta para vocês. Porque todos aqueles que pedem recebem; aqueles que procuram acham; e a porta será aberta para quem bate.
Certa vez, uma pessoa pediu a Deus uma Flor e uma borboleta. Mas Deus lhe deu um cacto e uma lagarta. O homem não entendeu o porque do seu pedido vir errado. Daí pensou: "Também com tanta gente que Deus tem para atender..." e resolveu não questionar! Passado algum tempo, o homem foi verificar o pedido que deixara esquecido num canto. E para sua surpresa, do espinhoso e feio cacto, havia nascido uma bela Flor; e a horrível lagarta transformara-se numa belíssima borboleta. Foi aí que entendeu de que Deus atendera o seu pedido de maneira diferente do que ele havia se imaginado. DEUS SEMPRE AGE CERTO. O seu caminho sempre é o melhor, mesmo que aos nossos olhos esteja dando algo diferente do desejamos. Se você pediu a Deus uma coisa e recebeu outra, confie, Deus sabe o que é melhor para nós.

sábado, 24 de outubro de 2009

Visitação e Avaliação Pastor e Paróquia

No sábado, dia 24 de outubro de 2009, foi realizada a visitação e avaliação das atividades do P. Vilson Emilio Thielke e da paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Tuparendi, coordenada pelo Sínodo Noroeste Riograndense. A equipe de visitação do Sínodo estava composta pelos integrantes: P. Marcos Rogério Radecke, Pa. Mariza S. S. Allebrand, Sr. Arlindo Giese e Sra. Lori Rieck. Os trabalhos transcorreram num clima fraterno e gostoso. Num primeiro momento a equipe avaliadora reuniu-se com os representantes do Conselho Paroquial, dialogando sobre as atividades realizadas, alegrias, dificuldades e sonhos para o futuro. Nun segundo momento, a equipe de avaliação reuni-se com o P. Vilson para escutar da parte dele as perspectivas, dificuldades, alegrias, sonhos e como se sente na Paróquia.

A equipe ficou surpresa, pois tantos os relatórios feitos pela Paróquia e pelo Pastor, bem como os diálogos durante a valiação se encaixaram harmoniosamente, deixando claro que as atividades estavam transcorrendo dentro da normalidade, em clima fraterno e pacífico. Tanto Pastor como Paróquia estão satisfeito e se sentem bem com trabalho que vem sendo realizado por todos.

Para encerrar as atividades da avaliação, a Paróquia ofereceu um almoço aos integrantes do Conselho Paroquial, para o qual também convidou os integrantes da equipe de avaliação.

Veja a seguir algumas fotos.

Momento da confraternização (almoço)


A equipe avaliadora juntamente o P. Vilson e a esposa Edeltraud


A equipe avaliadora juntamente com o Conselho PAroquial





sexta-feira, 23 de outubro de 2009

MEDITAÇÃO APOCALIPSE 2.10

Convido para refletirmos sobre o tema: a fidelidade humana. Para isso buscamos subsídio na palavra bíblica, conforme o livro de Apocalipse, 2.10, onde lemos: “Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida.”
Quando falamos em fidelidade, logo nos surge a pergunta: Ainda existe fidelidade? E se ainda existe, a quem somos fiéis? Todos os cristãos são chamados a serem fiéis a Deus. Assim Jesus também chama os membros da Igreja de Esmirna a serem fiéis até a morte. E este chamado acontece justamente num momento em que os cristãos daquela comunidade estavam em perigo, ameaçados por uma severa perseguição.
Geralmente quando se está em perigo, a gente se esquece da fidelidade. Por isso, os cristãos de Esmirna estão sendo alertados para o perigo. Apesar do perigo e do sofrimento, é melhor continuar fiel a Deus, pois somente aos fiéis é dado a alegria da cora da vida.
Prezados amigos! um dos maiores méritos dos cristãos é a fidelidade. Mas o que é ser fiel? Para sermos fiéis, precisamos ser honestos e comprometidos com a verdade. Mas também nós, quando estamos em perigo ou eminentes a sermos sufocados por algum motivo, gostamos de achar desculpas para nos livrarmos do problema.
Por esta tentação passaram também os apóstolos de Jesus. Vejamos o exemplo do Apóstolo Pedro, que ao ouvir o cantar do galo, lembrou-se que havia negado por três vezes a Jesus Cristo.
Caros amigos. Nós não somos diferentes. Por isso, o chamado de Jesus também se estende a nós. Mesmo quando a tentação nos rodeia, o perigo se aproxima e o medo toma conta de nós, podemos permanecer fiéis a Deus. Ele nos ampara e dá forças para resistirmos. E mesmo quando não resistimos, Deus ainda não nos abandona, mas nos dá o seu perdão quando nos arrependemos, assim como perdoou ao apóstolo Pedro.
Portanto, vamos permanecer fiéis a Deus, vivendo a verdade e a honestidade. E quando erramos, vamos reconhecer os erros, pedir perdão e recomeçar novamente com fidelidade. Amém.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Visitas aos mebros de Três Fazendas

Durante a quarta-feira, 21.10.2009, foram visitadas as famílias da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Três Fazendas, pelo P. Vilson E. Thielke e pelo presidente da Comunidade, Sr. Arno Reibs. Foram momentos gostosos de diálogo e orações. Pudemos perceber uma grande alegria estampada nos rostos das pessoas. Somos gratos a Deus por esta oportunidade. Veja abaixo algumas fotos das famílais visitadas.

Casal Radieske e Arno Reibs


Sra. Maidi Belter
Família Reibs


Casal Seiboth e Arno


Família Behling e Arno

terça-feira, 20 de outubro de 2009

CURIOSIDADE


Você sabe o que é isto?
Isto é uma prensa de torresmos, toda feita de madeira, em bom estado de conservação. E a sua idade? Tem mais de 100 anos. Isto mesmo! Mais de um século. Pertencente à família Zimmermann de Tuparendi.