Meditação

Prezados leitores e leitoras!

O lema da primeira semana do novo ano que inicia amanhã, diz, conforme a carta de Paulo aos Filipenses 2.1: “Que todo joelho se dobre ao nome de Jesus, nos céus, na terra e debaixo da terra.” Esta é uma palavra importante para o início de um novo ano.

Pois ao iniciarmos um novo ano, fazemos votos de renovarmos a esperança, a prática do amor e da solidariedade, de desejarmos sucesso, prosperidade e saúde. Até mesmo bênçãos nos desejamos, mas quase sempre esperamos que estas bênçãos sejam materiais e pouco nos lembramos das bênçãos espirituais.

Acabamos de festejar o Natal, que nos lembra que Deus, através de Jesus, veio morar entre nós, para se comunicar conosco, trazendo a nós a Boa Nova da salvação. E nesta virada de ano, precisamos nos lembrar desta Boa Notícia trazida durante o Natal. Jesus nasceu e quer permanecer conosco em todos os dias do Novo Ano. Pois o seu reinado é eterno e não apenas para o dia de Natal. Por isso precisamos nos colocar sob o seu reinado todos os dias.

E por isso que é importante que durante o ano de 2012, todos os joelhos se dobrem ao nome de Jesus. Também os meus e os de vocês. Pois este é o principal nome entre todos os nomes. Assim, faço votos de que Jesus possa permanecer na vida de cada um de nós durante todo o novo ano. Pois somente assim teremos um ano abençoado e próspero, não apenas financeiramente, mas também e principalmente, abençoado e próspero espiritualmente, fraternalmente e em amor fraterno.

É com esta mensagem que, em nome da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Tuparendi, desejamos a todos os nossos os nossos amigos um feliz e abençoado Ano Novo, sempre sob o senhorio de nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

                                                           XXXXXXXXXXXXXXX

Prezados amigos!

Estamos nas vésperas do dia mais esperado por muitas pessoas: o Natal. Um dia mágico. Roupas novas, brinquedos novos, bicicleta nova, e, talvez, até um carro novo. Natal é época de renovar as coisas velhas por coisas novas.

Tudo isso traz um brilho especial no olhar das crianças e dos adultos. Como é lindo ver tudo novo, limpo, brilhando. Como é emocionante ver a alegria estampada nos rostos de todas as pessoas, pelos belos presentes que receberam. Como é bom ver as famílias reunidas, em festa, festejando o Natal. Como é gostoso olhar para as mesas fartas com comidas gostosas.

Mas, Natal é muito mais do que isto. A magia do Natal não está nos presentes, nas roupas, nas comidas. Mas está numa criança que nasceu humilde, de uma mãe humilde, num lugar mais do que humilde, que dormiu seu primeiro sono num bercinho diferente. Sim que nasceu, numa estrebaria, de uma mãe que fazia parte do povo, e que teve como berço o coxo de animais.

É esta criança que veio ao mundo como Salvador. Ela veio para transformar o mundo. Não com violência e guerras, mas com amor e paz. Com ensinamentos novos. Com gestos surpreendentes. Com palavras carinhosas e atitudes de Filho de Deus. Veio para Ele mesmo ser o presente entre todos os presentes. Por isso, a sua magia quer mexer com o nosso ser. Quer limpar o nosso coração e a nossa consciência; Quer fazer brilhar a nossa vida e ver a alegria estampada em nossos rostos por causa da salvação que veio trazer para a humanidade.

Esta criança, que pregada na cruz disse: “Pai, perdoa esta gente, eles não sabem o que estão fazendo”, quer ouvir cada um nós, hoje, dizer a mesma palavra para o nosso irmão e nossa irmã: “Eu te peço perdão e te perdôo.” Mas que também quer ouvir nos dizer: “Eu te amo.” E, depois destas palavras,  podemos verdadeiramente desejar a todos: um feliz Natal, Porque a magia do Cristo nascido na manjedoura transformou a minha e a tua vida. Amém.

                                                      XXXXXXXXXXXXXXXXXX


Prezados amigos e amigas! Diz o Salmo 92.1-2: “Ó Senhor Deus, como é bom dar-te graças! Como é bom cantar hinos em tua honra, ó Altíssimo! Como é bom anunciar de manhã o teu amor e de noite a tua fidelidade, ...”
O Salmista, após ver tudo o que Deus fez, reconhece o poder, o amor e a fidelidade de Deus. E ao perceber o quanto Deus fez de bom, põe-se a render graças a Deus. O importante é que ele não fica com isso somente para si mesmo, mas se põe a anunciar tudo às outras pessoas. Também nós temos muitos motivos para render graças a Deus. Por isso queremos dizer: Obrigado Senhor, pelas mãos que nos deste, que acalmam e afagam ao aflito; Obrigado Senhor, pelos braços que nos deste, que abraçam e consolam ao triste; Obrigado Senhor, pelos pés que nos deste, pois através deles os paralisados podem andar; Obrigado Senhor, pelos olhos que nos deste, pois através deles os cegos podem enxergar; Obrigado Senhor, pela voz que nos deste, pois través dela podemos animar e fortalecer o desanimado e fraco; Obrigado Senhor, Pelo coração que nos deste, pois através dele podemos amar e acolher ao desprezado. Obrigado Senhor, que deste a nós o sentimento e o comprometimento da solidariedade, pois somente assim podemos aliviar o peso que a vida traz consigo. E assim como o salmista, também nós queremos anunciar o teu amor e a tua fidelidade, pois tudo provém de Ti. Amém.

Oração: Senhor Deus, Todo Poderoso, os teus feitos são notáveis e benéficos aos olhos de todos. Amas a tua criatura irristritamente e a abençoas abundantemente. Somente nos dás motivo de gratidão e louvor. Por isso te agradecemos pelo nosso corpo e por todo o bem que com ele podemos fazer em favor do nosso semelhante e em favor de toda a tua criação. Em nome de Jesus Cristo que nós agradecemos. Amém.


                                                 X-X-X-X-X-X-X

Filipenses 2.5-11:

"Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha: Ele tinha a natureza de Deus, mas não tentou ficar igual a Deus. Pelo contrário, ele abriu mão de tudo o que era seu e tomou a natureza de servo, tornando-se assim igual aos seres humanos. E, vivendo a vida comum de um ser humano, ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte — morte de cruz. Por isso Deus deu a Jesus a mais alta honra e pôs nele o nome que é o mais importante de todos os nomes, para que, em homenagem ao nome de Jesus, todas as criaturas no céu, na terra e no mundo dos mortos, caiam de joelhos e declarem abertamente que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus, o Pai."
                                     
Prezados leitores!

As palavras de Filipenses que ouvimos, são um hino cristológico, cantado pelas primeira comunidades. O apóstolo Paulo cita este hino para mostrar aos leitores, que Jesus, apesar de ter a natureza de Deus, assumiu a forma de ser humano, tornado-se um servo obediente a Deus até as últimas conseqüências. Isto é, até a morte na cruz. Jesus esvaziou-se de sua divindade para viver a vida comum de um ser humano. E o que é mais importante. Jesus não fez isso por interesse próprio. Mas fez pelas pessoas. Sendo obediente a Deus até a morte, Jesus permitiu que Deus agisse de tal maneira que pudesse salvar o seu povo. Ou seja, com a obediência de Jesus, de se tornar um servo humilde, Ele assume o caminho que o leva à cruz, a fim de que se cumpra a salvação do povo de Deus.

 Aqui precisamos fazer duas observações: Primeiro, Jesus deixou de se preocupar consigo mesmo e passou a preocupar-se com os outros. Ele não tomou este caminho por simples ambição, mas para servir às outras pessoas e para salva-las.

Segundo: Jesus tomou este caminho porque confiava em Deus. Jesus só foi obediente incondicionalmente a Deus até as últimas conseqüências, porque a sua confiança em Deus também foi incondicional. Jesus em momento algum duvidou de Deus, por isso Ele tomou o caminho da cruz.

Estimados amigos: o apóstolo Paulo diz: “Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha.” Ou seja, se Jesus possuía a natureza de Deus e esvaziou-se desta natureza para se tornar alguém que serve os outros. Também nós temos que assumir esta postura de servir as outras pessoas. Jesus nos deixou o exemplo prático lavando os pés dos discípulos e Ele mesmo deixou a ordem dizendo: “Se eu, o Senhor e Mestre, lavei os pés de vocês, então vocês devem lavar os pés uns dos outros.” João 13.14. Ninguém precisa ter medo de servir os outros, isto não é ridículo, pelo contrário, servir os outros é que nos eleva diante de Deus.

Por outro lado, também nós devemos aprender a confiar em Deus incondicionalmente. Só então  nós também poderemos nos esvaziar de nossos medos, inseguranças, vaidades, egoísmo e orgulho. E então poderemos pensar mais nos outros e menos em nós mesmos e aí servir aos outros com alegria. Pois, é muito mais feliz aquele que espontaneamente serve aos outros, do que aquele que tudo quer para si mesmo. Pensemos nisto. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário