quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Quarta-Feira de Cinzas e Quaresma


Chegou a Quarta-Feira de Cinzas. Passou o carnaval. Acabou a época da maio festa popular brasileira e começou o maior período reflexão sobre a vida e as atitudes das pessoas: a quaresma.

Com a quarta-feira de cinzas inicia a quaresma. Período de muita meditação, oração e arrependimento. Por isso também período de conversão. Período de reconhecer os erros, pedir perdão e mudar de vida. Esta mudança, no entanto, deve ser concreta e não apenas no pensamento.

Por que quarta-feira de cinzas? Este dia é chamado de quarta-feira de cinza por que o primeiro dia da quaresma sempre cai numa quarta-feira. E as cinzas simbolizam muito bem, conforme a tradição do Antigo Testamento, o que a Quaresma representa: dor, morte e arrependimento.

A tradição litúrgica das cinzas tem sua origem no Antigo Testamento. As cinzas simbolizam dor, morte e penitência. É o que podemos perceber no  relato do livro de Ester, onde Mardoqueu se veste com um saco e se cobre com cinzas quando soube do decreto do Rei Asuer I (Xerxes, 485-464 antes de Cristo) da Pérsia que condenou à morte todos os judeus de seu império. (Es 4.1). Jó mostrou seu arrependimento vestindo-se com um saco e cobrindo-se de cinzas (Jó 42.6). Daniel (cerca de 550 antes de Cristo) ao profetizar a captura de Jerusalém pela Babilônia, escreveu: “Volvi-me para o Senhor Deus a fim de dirigir-lhe uma oração de súplica, jejuando e me impondo o cilício e a cinza” (Dn 9.3). No século V antes de Cristo, logo depois da pregação de Jonas, o povo de Nínive proclamou um jejum a todos e se vestiram de saco, inclusive o Rei, que além de tudo levantou-se de seu trono e sentou sobre cinzas (Jn 3.5-6). Estes exemplos retirados do Antigo Testamento demonstram a prática estabelecida de utilizar-se cinzas como símbolo (algo que todos compreendiam) de arrependimento.

Deve o cristão observar a quarta-feira de cinzas? A quarta-feira de cinzas, junto com a quaresma, é observada pela maioria dos cristão. No entanto, a Bíblia, em nenhum lugar, ordena ou condena tal prática, os cristãos estão livres para, em oração, decidirem se vão ou não observar a quarta-feira de cinzas. Se um cristão se sente movido pelo Senhor a observar a quarta-feira de cinzas e consequentemente toda a quaresma, deve faze-lo sob a ótica bíblica. Pois é algo nobre arrepender-se de atitudes pecaminosas. A prática do arrependimento dá-se com o desenho de uma cruz na testa de quem se arrepende. Mas é importante observar que não é bíblico crer que Deus vai, automaticamente, abençoar você em resposta a observação deste ritual. Deus está interessado em nossos corações, na mudança concreta de nossa maneira de viver e não em meras práticas rituais. Veja Mateus capítulo 6, versos 1-8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário