sexta-feira, 9 de outubro de 2009

MEDITAÇÃO Mateus 5.13-16


“Vocês são o sal para a humanidade; mas se o sal perde o seu gosto, deixa de ser sal e não serve para mais nada. É jogado fora e pisado pelas pessoas que passam. Vocês são a luz para o mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lamparina para coloca-la debaixo de um cesto. Pelo contrário, ela é colocada no lugar próprio para que ilumine todos os que estão na casa. Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu”. Mateus 5.13 16

Nós, como cristãos somos chamados por Deus para sermos sal para a humanidade e luz para o mundo. Ou seja, somo chamados a sermos testemunhas de Deus neste mundo. Pois tanto o mundo como a humanidade parecem viver na escuridão e sem sentir o gosto da palavra de Deus. No mundo, há o medo do terrorismo, de guerrilhas, de homens bombas. Em nosso país, uma verdadeira chuva de denúncias de corrupção envolvendo um enorme número de políticos e de outras pessoas.

Parece que o mundo esqueceu de Deus. E é neste contexto que nós somos chamados para agir como cristãos e cristãs. E na busca pela paz e pela ética, nós cristãos temos muito a colaborar, pois todos somos chamados para vivermos a paz de Deus, conforme a ética cristã nos ensina. É por isso que somos chamados a sermos sal para a humanidade e luz para o mundo. Pois tanto o sal como a luz têm um significado muito importante para nós cristãos. O sal tem muitas funções para o uso doméstico. Ele serve para salgar a comida e dar ela um gosto todo especial; Mas ele também serve para conservar os alimentos por mais tempo. Sendo, assim, um bom conservante. No entanto, um dos grandes méritos do sal é o de transformar o gosto dos alimentos. O gosto de um alimento sem sal é um e o gosto de um alimento com sal é bem outro.

Portanto, o sal transforma completamente o gosto dos alimentos. E a esta altura convém que nos perguntemos uma vez: O que significa para os cristãos ser sal para a humanidade? Ser sal para a humanidade quer dizer: ser um agente de transformação da humanidade. Pois é esta a função do sal: transformar.

Mas o que temos para transformar? Há muitas coisas que precisam ser transformadas no mundo de hoje. A começar pelas injustiças que são praticadas em nosso meio, a corrupção que abala a nação inteira, a violência, os assassinatos, e o grande consumo de drogas, entre elas a bebida alcoólica que destrói tantas famílias. No campo religioso também necessitamos de muitas transformações, como a prática da superstição, entre tantas outras. E nós, cristãos, somos chamados por Deus a transformar tudo isto em sinais de vida. Quer dizer, transformar tudo isto que é contra a vontade de Deus em algo que agrade a Deus. A transformar as coisas ruins em coisas boas e agradáveis. Assim como o sal muda o gosto do alimento, nós, cristãos, somos chamados para mudar este mundo. E para isto nós podemos começar por nós mesmos, depois pela nossa família, e aí no círculo de amigos e por fim dentro da sociedade como um todo.

E todo cristão é chamado para ajudar nesta transformação. Nenhum pode negar-se a isso. Pois ser cristão é estar comprometido com a verdade e a justiça de Deus. E se Cristo nos denomina sal para o mundo, então cabe a nós exercer a função de sal, ajudando a transformar esta realidade corrompida, numa realidade que seja agradável a Deus e comprometida com a vontade de Deus.

Além de sermos sal para a humanidade, Cristo também diz que nós somos a luz para o mundo. Ora, a luz tem como finalidade transformar a escuridão em claridade. Ou seja, a luz revela tudo aquilo que a escuridão esconde. Isto quer dizer que a nós, cristãos, é revelado a vontade de Deus através de sua Palavra. O que significa que a palavra de Deus ensina distinguir entre o correto e o errado. E por isso nós cristãos temos o compromisso de dizer tudo o que não está de acordo com a vontade de Deus. Isto é, revelar tudo o que acontece e que vai contra a vontade de Deus. De trazer as injustiças e tudo o que fere a vontade de Deus às claras, para que todo mundo saiba o que está errado e para que tudo isto seja transformado em ações agradáveis a Deus.

Portanto, ser luz para o mundo é revelar todos os atos enganosos que acontecem em nosso meio. E ser sal para a humanidade é transformar estes atos enganosos em atos de justiça e verdade. Que Deus, o nosso Pai, nos auxilie nestes tempos perversos para que de fato possamos ser sal para a humanidade e luz para o mundo. Mas não um sal estragado, que perde o seu gosto, mas um sal que de fato transforma a nossa mente e a mente de todas as pessoas. E uma luz que não ilumina apenas aquilo que nós queremos enxergar, mas que ilumina tudo aquilo que vem contra a vida criada por Deus, afim de que tudo que está errado possa ser corrigido para alcançarmos um mundo melhor e mais justo. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário