quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Meditação

No Evangelho de Mateus 14:17- 20 nós lemos: Então eles lhe disseram: Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes E ele disse: Trazei-os aqui. E, tendo mandado que a multidão se assentasse sobre a grama, tomou os cinco pães e os dois peixes, e, erguendo os olhos ao céu, os abençoou, e, partindo os pães, deu-os aos discípulos, e os discípulos à multidão. Comeram todos, e saciaram-se; e recolheram dos pedaços que sobraram, doze cestos cheios.

Prezados amigos! A história da multiplicação dos peixes e dos pães o milagre não se dá apenas na multiplicação do alimento, mas sim na solidariedade em partilhar com as outras pessoas a bênção que de Deus nós recebemos. Este texto bíblico me lembra de uma estória que diz assim.
Num bairro tranqüilo de uma cidade em que o contato entre as pessoas havia esfriado, apareceu um homem. Estranho, maltrapilho, sujo, um saco nas costas, perambulou pelas ruas do bairro toda a manhã. Aos poucos atraiu a atenção de todos, principalmente das crianças, fascinadas com aquele homem diferente.
Ele parou defronte uma casa, sentou-se, abriu o saco e tirou três pedras arredondadas e muito limpas. Em seguida, tirou uma grande panela preta e já bem gasta. Então, dirigiu-se à casa defronte, chamou a dona da casa e perguntou se podia encher de água a panela na torneira do jardim. A mulher consentiu. Porém, curiosa, aproximou-se.
O estranho homem tomou as três pedras e colocou na água. Ajuntou papéis velhos pela rua, alguns gravetos, um resto de madeira e fez um belo fogo. Tirou do saco uma armação de metal, fincou no chão. A senhora, não cabendo em si de curiosidade, perguntou: "Mas o que o Senhor pretende fazer?". "Vejo que a senhora nunca viu algo assim", respondeu o homem. "Pretendo fazer uma deliciosa sopa de pedras." Dito e feito, colocou a panela presa na armação de metal que ficou suspensa sobre o fogo. "Mas só tem pedras!", observou uma das crianças que estava por ali. "É, você tem razão, acabei me esquecendo do sal. É o sal é que dá o sabor, sabe?" O menino disse: não há problema, eu posso arranjar um pouco de sal na minha casa." Em seguida, voltou com o sal. O homem acrescentou o sal e provou a sopa: "Hum, ta excelente!".
Entrementes, mais gente aproximava-se do local e já se formava uma pequena multidão. "Sabe, disse o homem, acho que um fio de óleo faria uma enorme diferença nesta sopa." Uma senhora disse: "Isso não é problema. Eu arranjo o óleo." Acrescentado o óleo, o homem provou e disse: "Está ficando delicioso, mas...se tivéssemos...alguns legumes...acho que ficaria mais saboroso." Algumas pessoas ofereceram-se para trazer alguns legumes. Rapidamente, o homem estava descascando batatas, cenouras, chuchus, etc. Todos estavam ansiosos para ver logo pronta a tal sopa de pedras. O homem, paciente, acrescentou os legumes à água borbulhante. Provou novamente e, após um breve silêncio, disse: "Na verdade, uma boa sopa de pedras leva um pouco de carne." O senhor do açougue disse: "Já lhe trago um pedaço de carne para esta curiosa sopa de pedras."
Após ter colocado a carne, o homem provou novamente e disse: "Está quase perfeita. Só falta mesmo aquele toque final do temperinho verde..." Logo ouviu-se a voz de uma senhora já bem idosa, dizer: "Não seja por isso, aqui estão os meus temperinhos fresquinhos e umas folhinhas de couve."
Todos estavam curiosos. Finalmente, o homem declarou que a sopa esta concluída. Calmamente ele tirou as três pedras da panela, limpou-as com cuidado e guardou-as novamente no saco. Disse então a todos: "Bom, a sopa de pedras está pronta. Tragam os seus pratos, vamos almoçar." Todos trouxeram rapidamente os seus pratos e quem não tinha conseguiu emprestado.
A opinião era unânime: a sopa de pedras era deliciosa. Quando todos estavam fartos, quiseram falar com estranho homem. Infelizmente, ele não estava mais ali. Havia partido.
Sabe-se lá onde ele está agora iniciando uma nova SOPA DE PEDRAS.
Esta estória nos mostra que sem se dar de conta, o povo uniu-se e colaborou para em mutirão fazer um almoço. Vejam só, quando o povo se une, é possível fazer o milagre da multiplicação do pão e saciar a fome de todos. Que Deus nos dê um coração solidário para ajudar o nosso próximo. Amem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário