segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Culto Para Enlutados

Na noite deste último domingo, 20 de novembro, a Comunidade Bom Pastor celebrou um culto com muito significado e reflexão. Foi um culto especial para enlutados, ou seja, para pessoas que, no transcorrer da vida, perderam algum familiar.

Para a celebração o templo da comunidade foi devidamente preparado. Ao entrarem na igreja, todos tiveram que passar uma grande cortina de cor preta, simbolizando o luto. Na saída do culto, a cortina era da cor branca, simbolizando a vida.

O culto todo foi carregado de simbologia e dinâmicas, que levaram os participantes a recordar a convivência com seus entes queridos, tais como os momentos agradáveis, os momentos turbulentos, o período da doença, o falecimento e a despedida. Também o conforto de que os entes queridos foram acolhidos por Deus e todos carregamos a esperança da ressurreição e a vida eterna. Também a certeza de que Deus acompanha a todos os entristecidos e deseja que todos tenham vida digna.

Durante a prédica, a mensagem foi de que Jesus, ao curar as pessoas as tocava. Portanto, Deus também quer nos tocar. Para este toque ser sensível e visível, os participantes fizeram a unção com óleo um no outro. Foi um momento em que a emoção floriu mais uma vez.

Na oração final, o ambiente ficou iluminado apenas com luzes de velas que haviam sido distribuídas na chegada dos participantes. A luz das velas simbolizam a vitória de Cristo sobre a morte. Cristo vence as trevas da morte, destruindo o poder da morte, conduzindo-nos para a maravilhosa luz.

Também a Ceia do Senhor foi celebrada, lembrando que na comunhão com Deus todos são participantes. Como sinal de vida plena, no final a comunidade cantou: "Jesus vive, sou feliz. Aleluia. Aleluia.

Ficam aqui os agradecimentos a Equipe de Cultos pela organização, preparo e colaboração durante o culto e ao Grupo Ágape, que o grupo de cantos da Comunidade Bom Pastor, que esteve encarregado conduzir os hinos cantados durante a celebração.

As velas distribuíadas

Integrantes da equipe de Cultos nos preparativos para o culto

A comunidade reunida cantando

Cortina preta na entrada da igreja

Momento da unção com éleo

O ambiente iluminado pelas velas. Nos fundos vê-se a cortina branca

Um comentário:

  1. Me alegro em saber que ainda continuam sendo feitas celebrações especiais para pessoas enlutadas em algumas paróquias da nossa igreja e, da mesma forma, por poder ver/reconhecer neste blog pessoas que conheci no tempo de meu estágio em Tuparendi. Que bom que o grupo "Ágape" ainda esta se dedicando à animação dos cultos! Recordo com saudades das pessoas deste grupo. Abraços!
    P. Rodrigo Dreissig
    Espigão do Oeste - RO

    ResponderExcluir