No Evangelho de Marco 10.35, 37, 40, 43-45, nós lemos: “Depois Tiago e João filhos de Zebedeu, chegaram perto de Jesus e falaram (...) Quando o Senhor sentar-se no trono do seu reino glorioso, deixe que um de nós se sente à sua direita, e o outro à sua esquerda. Então Jesus disse: (...) Eu não tenho o direito de escolher quem vai sentar à minha direta e à minha esquerda. Pois foi Deus quem preparou esses lugares e ele os dará a quem quiser.(...) Como vocês sabem, os governadores dos povos pagãos têm autoridades sobre eles e mandem neles. Mas entre vocês não pode ser assim. Pelo contrário, quem quiser ser importante, que sirva os outros, e quem quiser ser o primeiro, que seja o escravo de todos. Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente.”
Queridos amigos! Os seres humanos são, geralmente, tomados pelo orgulho. E a maioria sempre quer tirar vantagens sobre os demais. Foi assim com Tiago e João, discípulos de Jesus. Eles queriam lugar de destaque no reino glorioso de Jesus. Por isso pediram que Jesus colocasse um à sua direita e o outro à sua esquerda. Jesus em sua resposta é enfático: No Reino de Deus isso não é possível. No Reino de Deus ninguém pode tirar vantagens sobre os outros. Quem coloca as coisas em ordem no Reino de Deus é o próprio Deus.
Aliás, com a vinda de Jesus Cristo, o Reino de Deus irrompeu neste mundo. Isto é, o Reino de Deus se faz presente entre nós. Nós já vivemos o Reino de Deus aqui e agora, ainda que não por completo, mas em pequenos sinais.
Por isso devemos nos esforçar para vivermos cada vez mais sinais deste Reino aqui neste mundo. E a humildade, a igualdade, a justiça e o servir ao próximo são sinais bem claros deste Reino. Por isso temos que nos esforçar para vivê-los entre nós. É isto que afirma o nosso Mestre e Senhor Jesus Cristo ao dizer: “(...) quem quiser ser importante, que sirva os outros, e quem quiser ser o primeiro, que seja escravo de todos.”
Portanto, amigos, aqueles que se acham importantes e somente querem ser servidos, precisam refletir um pouco mais, pois estão andando na contramão. Pois nem mesmo Jesus Cristo, sendo Mestre e Senhor sobre todos nós, não veio a este mundo para ser servido, mas para servir e entregar a sua própria vida para salvar quem está perdido. Sigamos este exemplo. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário