quinta-feira, 24 de setembro de 2009

HISTÓRICO DA PARÓQUIA DE TUPARENDI

HISTÓRICO DA PARÓQUIA EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA DE TUPARENDI

As atividades da Igreja Evangélica de Confissão Luterana iniciaram em Tuparendi por volta do ano de 1910, com a vinda dos colonizadores alemães para a região. Antes da construção do primeiro templo, em 1920, os cultos eram realizados em propriedades particulares. Os membros eram atendidos pelos pastores itinerantes. Já naquele tempo fazia-se presente na comunidade a ‘Escola Evangélica Alemã Bello Centro’, atual Colégio Sinodal Vera Cruz.

Apesar da presença luterana em Tuparendi – então chamada Bello Centro – constar no início dos anos de 1910, a ata de fundação da Paróquia é de 23 de março de 1974, sendo a sua primeira diretoria eleita: Preisdente: Plínio Fenner; Vice Presidente: Marcos Artl; Secretário: Armando Arthur Böck; Vice-Secretário: Reneu Weide; Tesoureiro: Arnildo Klunk; Vice-Tesoureiro: Arnaldo Falster.

Atualmente a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Tuparendi é constituída de aproximadamente 2.621 pessoas batizadas, distribuídas em sete comunidades: Tuparendi (sede), São Roque, Nova Alemanha, Matinho Queimado, Lajeado Miguel, Três Fazendas e Barra do Santo Cristo, esta localizada no município de Porto Mauá/RS e por cinco pontos de pregação: Lajeado Capoeira, Lajeado Fridolino, Núcleo Lajeado Miguel, Campininha e Cascatinha.

A atual diretoria da Paróquia:
Presidente: Leoni Nether
Vice: Ernai Gaelzer
Tesoureiro: Leomar Beskow
Vice: Ari Fiegenbaum
Secretária: Cláudio Seibth
Vice: Silmar Rambo

Conselho Fiscal:
Ìrio Gaelzer
Romeu Schiekirski
Renato Weide

Suplentes:
Laércio Melchior, Dorneles Belter, Paulo Ferreira.

Representante no Conselho Sinodal: Lucildo Wandrowski

Pastor: Vilson Emilio Thielke

Comunidades da Paróquia:

Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Bom Pastor de Tuparendi

A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Bom Pastor de Tuparendi é a comunidade sede e a maior, constituída por 540 famílias. A Comunidade está subdivida em 21 núcleos e quatro pontos de pregação.

A OASE, fundada em 1931 pelo Pastor Meirose, tem grande destaque nas atividades da Comunidade. Hoje o grupo conta com 80 senhoras inscritas. Além dos seus encontros, dois por mês, as senhoras auxiliam nas promoções da comunidade e Paróquia, na conservação do templo e Centro Evangélico, na visita a idosos e doentes, tanto no hospital como nas residências e colabora com o Culto Infantil.

O Grupo da Juventude Evangélica de Tuparendi (JET), também tem dois encontros mensais. No primeiro sábado para estudos com reflexão e no terceiro sábado do mês para jogos. O trabalho com os jovens, além do acompanhamento do pastor, também é acompanhado por um casal da comunidade que se dedica e auxilia os jovens. Além dos encontros mensarais, o grupo também realiza periodicamente Acampamentos e Retiros espirituais

O Culto Infantil realiza seus encontros no segundo e quarto sábado de cada mês, com aproximadamente 30 acrianças e é coordenado pelas tias:Jéferson Massuline, Kátia Massuline, Dirce Baldus e Paula Bauer. Durante os encontros, as crianças ouvem historinhas bíblicas, fazem trabalhos, cantam, brincam e ensaiam a cada ano versinhos e teatros para o Natal.

O Grupo de Cantos Àgape encontra-se todas as quintas-feiras para seus ensaios, e é um ótimo auxílio para os cantos da comunidade em seus cultos, bênçãos matrimoniais e sepultamentos. Este trabalho, muito valorizado pela comunidade, é coordenado por Cláudio Seiboth e Loni Linde.

O Grupo dos Casais Reencontristas foi reorganizado no ano de 2005 e se encontra todas as segundas quartas-feiras de cada mês. O trabalho dos Casais Reencontristas está sendo coordenado pelos casais Hariberto e Warceli Ladwig e Vilson Emilio Thielke e Edeltraud Thielke. Os encontros sempre iniciam com uma meditação, seguido dos assuntos de interesse, em algumas ocasiões com jogos e encerrando com uma confraternização.



Comunidade Evangélica de Confissão da Paz de São Roque

A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de São Roque – Tuparendi/RS é constituída por 80 famílias que estão divididos em cinco núcleos. É a segunda maior comunidade da Paróquia. Foi fundada em: 23 de abril de l961. Até esta data os membros pertenciam à Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Tuparendi.

Entre as programações da comunidade está a BIERFEST, que é realizada anualmente, que está em sua quarta edição.



Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Matinho Queimado

A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Matinho Queimado é uma das primeiras comunidades evangélicas fundadas em Tuparendi. Sua data de fundação é de 1932. É a única comunidade do interior que possui sino. A Comunidade é constituída por 32 famílias, muitas morando na cidade de Tuparendi.



Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Três Fazendas

A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Três Fazendas é constituída por 9 famílias. É a menor Comunidade da Paróquia.




Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Nova Alemanha

A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana é composta por 23 famílias. Integra atualmente membros residentes nos municípios de Tuparendi-RS e Tcunduva-RS.




Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Lajeado Miguel

A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Lajeado Miguel é constituída por 28 famílias, tendo sido fundada em 22 de abril de 1964, contando na ocasião com 31 famílias e está situada à 7 Km da sede paroquial. O templo atual foi inaugurado em 27 de setembro de 1964, tendo como primeiro padrinho o Sr. Ilmo Gaelzer e segundo padrinho o Sr.Armando Schott e primeira madrinha a Sra. Lílian Silda Beskow Gaelzer .



Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Barra do Santo Cristo

A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Barra do Santo Cristo é a única comunidade filiada à Paróquia com sua sede fora do município de Tuparendi, localizando no interior do município de Porto Mauá/RS, fronteira com a Argentina. Os membros da comunidade reuniam-se desde 1955 como ponto de pregação da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Tuparendi. No início dos anos de 1960 foi transformada em Comunidade. E é constituída por 13 famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário